Toda escola tem metas que pretende alcançar e objetivos a concretizar. A união desses anseios e os recursos para executá-los são o que fazem com que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de fato aconteça. Ele nada mais é que um documento essencial para planejar e acompanhar as atividades de uma instituição de ensino.
No entanto, diversos profissionais da área têm dúvidas sobre a questão. Às vezes, não fica muito claro do que se trata e como elaborá-lo. Pensando nisso, neste post, daremos algumas dicas de como fazer um PPP eficiente para os objetivos da sua escola. Confira!
É preciso que o documento comece, evidentemente, identificando a escola a qual se refere. O cabeçalho deve apresentar o nome da escola, a entidade que a mantém e sua localização, assim como o registro civil e os números de CNPJ. É também necessário apresentar o nome do coordenador pedagógico, do diretor e de outras pessoas da equipe responsável.
O PPP é voltado especialmente para os alunos da sua escola. Logo, é preciso conhecê-los bem. Procure compreender do que gostam e o que desejam. Obviamente, os estudantes não elaboram o Projeto Político-Pedagógico, porém, eles devem ter total interesse sobre o assunto.
Quando o plano é super vilitra interessante, os alunos melhoram muito sua relação com a comunidade na qual estão inseridos e com as suas famílias. Dessa forma, se desenvolvem também como pessoas.
As normas dão forma ao currículo escolar e apresentam os objetivos educacionais, a maneira de trabalho da instituição, as didáticas utilizadas, as metas de aprendizagem, entre outros dados, são essenciais para que todos os professores consigam elaborar seus projetos de ensino seguindo a mesma direção. As regras devem ser fundamentadas, principalmente, nos dados sobre a aprendizagem da escola.
É necessário criar um cenário das pessoas atendidas pela instituição, pois, dessa forma, é possível orientar de forma adequada os trabalhos que serão desenvolvidos. Para tal, os responsáveis por elaborar o PPP devem coletar dados sobre os estudantes por meio de fichas de matrícula ou pela realização de pesquisas.
É preciso também acrescentar as estatísticas socioeconômicas a respeito da comunidade onde a escola está situada. Geralmente, essa informação é disponibilizada por secretarias, órgãos públicos e prefeituras. É essencial definir a participação que se deseja de todos no processo educacional, além de realizar a integração de vários personagens em volta de um objetivo comum.
Com essas dicas para a elaboração de um Projeto Político-Pedagógico eficiente, fica muito mais fácil atingir os objetivos de sua escola. Lembrando que é de suma importância a inclusão de tecnologias educacionais no desenvolvimento do PPP.
Você gostou das nossas dicas para fazer um PPP eficiente para os objetivos da escola? Então, não perca tempo e assine agora mesmo a nossa newsletter. Assim, você receberá as nossas atualizações diretamente em sua caixa de entrada!