Falar sobre temas polêmicos em sala de aula é inevitável. Quase sempre eles surgem pelo questionamento dos próprios alunos, e é responsabilidade do professor esclarecê-los. Ao mesmo tempo, eles podem ser motivos de controvérsia, logo, devem ser abordados da forma correta.
Com a preparação adequada, é possível driblar as armadilhas dessa situação e cuidar da formação dos estudantes. Afinal, um dos objetivos principais da educação é formar cidadãos completos e com uma visão realista sobre o que acontece ao nosso redor.
Então, quer saber como tratar de assuntos polêmicos durante as aulas? É o que veremos a seguir! Continue lendo para conferir as nossas dicas.
O diálogo é sempre o ponto de partida para lidar com qualquer tema — inclusive aqueles que causam controvérsia. Por isso, o professor deve elaborar atividades que fomentem o debate saudável.
A ideia aqui é apresentar o assunto de forma que os estudantes construam a sua percepção, tanto por iniciativa própria quanto pelo contato com outros alunos. Nesse sentido, é interessante fazer leituras e estudos de casos e notícias para criar uma base de conhecimento. Depois, os estudantes devem ser estimulados a debater ideias e pontos de vista, como em uma mesa-redonda com a moderação do professor.
É normal que os temas polêmicos em sala de aula despertem paixões sobre certas posições. Isso gera discordância e algum nível de atrito, o que não precisa ser encarado de maneira ruim. Afinal, a divergência e as diferenças são bem-vindas.
É recomendado, no entanto, reforçar um ambiente seguro para os estudantes e suas opiniões. Todos devem ter espaço de fala, para que possam expressar e construir suas próprias impressões. Também é interessante frisar que a sala de aula tem que ser livre de julgamentos. Para que discordâncias não sejam motivos de brigas ou mesmo de isolamento, o diálogo precisa ser privilegiado.
Após a conversa inicial, é essencial aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema proposto. É assim que cada um poderá rever a própria posição, entendendo as nuances e os diferentes pontos de vista acerca do assunto.
Isso pode ser feito com o desenvolvimento de atividades mais específicas, como trabalhos, seminários ou eventos, por exemplo. Inclusive, os temas podem ser alinhados com as disciplinas e o contexto atual do conteúdo programático. As atividades práticas, principalmente, devem fortalecer a pesquisa sobre o assunto e o trabalho em equipe. Como consequência, seus impactos serão mais fortes e positivos.
Para trabalhar esses temas no ambiente escolar, também é essencial contar com a colaboração dos familiares e responsáveis.
Primeiramente, eles precisam estar cientes da abordagem, para que não ocorram situações de estranheza ou reclamações. Além disso, o debate que continua em casa se torna ainda mais produtivo e eficiente para o pensamento crítico dos alunos — e é papel do professor e da diretoria estimular essa participação dos responsáveis.
Nesse sentido, vale a pena realizar reuniões especiais sobre o conteúdo programático ou desenvolver atividades que incluam a conversa em casa. Quando a família se envolve com a formação, os resultados se tornam ainda mais eficientes.
Enfim, abordar temas polêmicos em sala de aula faz parte da responsabilidade da escola e dos profissionais de educação. Então, além de seguir as dicas que vimos aqui, é importante manter sempre o bom-senso e a consciência sobre o seu próprio papel. Como formadora de opinião, a escola deve atuar de maneira equilibrada.
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